Congregação de Jesus e Maria
Em 1643, João Eudes reuniu alguns companheiros para viver uma dupla missão de dinamização da vida cristã de todos os batizados: fazer viver a Palavra de Deus e formar sacerdotes segundo o Coração de Deus. O que caracteriza à Congregação de Jesus e Maria, comumente conhecida como os Eudistas, é sua dupla finalidade apostólica: colaborar na obra de evangelização e na formação de bons operários do Evangelho (Constituições, nº 10).
Esta sociedade internacional de vida apostólica reúne sacerdotes, diáconos e leigos, incorporados e leigos associados, que compartilham sua vida de oração, suas experiências e seus compromissos apostólicos. João Eudes, embargado pelo amor de Jesus, levava em seu Coração as angústias e necessidades dos homens e mulheres de seu tempo, seguindo os passos de seu fundador, os eudistas buscam abrir, com audácia, caminhos para fazer crescer o Reino de Jesus.
Para isso, a vida fraterna em comunidade se propõe como um bom caminho para alcançar a perfeição da caridade, para a qual deve tende todo batizado, todo sacerdote, todo discípulo de Cristo. Os eudistas trabalham pelo anúncio do Evangelho e a renovação da fé mediante o testemunho de sua vida, sua oração, seu ensinamento e a realização de diversas tarefas pastorais (Constituições, nº 23). As missões que lhes são confiadas são variadas: seminários, formação de leigos, capelanias, acompanhamento de educação católica, paróquias, centros espirituais etc.
Hoje, a Congregação conta com cerca de 500 eudistas em dezessete países e em quatro continentes: na França (oito comunidades em seis dioceses), na África, na América Latina, na América do Norte e, finalmente, em Filipinas. Nestes diferentes lugares, os leigos, chamados associados, compartilham com os eudistas sua herança espiritual e sua própria experiência apostólica.
Queremos mostrar o rosto orgulhoso e alegre do que somos como eudistas, com a grande riqueza de nossas diferenças entre províncias e entre gerações, queremos encarnar com alegria o que é ser eudista, como incorporados ou associados, como homem ou mulher, em nossas diversas culturas e em nossas diversas situações sociais, acolhendo a parte do outro como a revelação de minha própria identidade.
Jean-Michel Amouriaux, Superior Geral
A solicitação do Conselho Geral, o Pe. Sylva Compagny, Superior da Província da França e biblista, preparou esta lectio divina para continuar aprofundando nossa identidade missionária eudista. É uma proposta para ser vivida em comunidade, um bom tema para ser compartilhado em setembro ou outubro, mês das missões. Com a graça do Espírito de Jesus que nos une e nos molda.
(clique na imagem)
A morte de São João Eudes, em 19 de agosto de 1680, a Congregação de Jesus e Maria contava com uns quarenta membros, que mais tarde foram conhecidos como "eudistas". nessa época, dirigiam seis seminários em Normandia e Bretanha, assim, como missões paroquiais. Em 2022, na França, os eudistas vivem em 8 comunidades, servindo na formação de sacerdotes, educação, missões paroquiais, animação espiritual e numerosos serviços nas dioceses.
A província Eudista de Colômbia está presente em 6 países: México, Honduras e a República Dominicana na América Central; Colômbia, Brasil e Ecuador na América do Sul. Os eudistas dirigem vários centros espirituais e paroquias, onde participam na formação dos missionários leigos e se implicam na formação inicial e permanente dos sacerdotes diocesanos.
Os eudistas desempenharam um papel de destaque na história religiosa e social da América do Norte. Sua influência foi sentida por meio do estabelecimento de comunidades religiosas, do treinamento de padres e missões paroquiais e da fundação de casas e seminários. Os Eudistas deixaram uma marca duradoura na Igreja do Canadá e foram um fator importante na preservação da língua francesa em Quebec e Acádia.
Os eudistas estão presentes na África desde 1958. Hoje tem comunidades na Costa do Marfil, Benín, Togo, Burkina Faso e Kenia. As missões são variadas: formação inicial e permanente de sacerdotes, centros espirituais, obras de misericórdia no âmbito da saúde e com as crianças, formação superior no âmbito profissional e agroecológico, responsabilidade de paróquias.
A obra de Minuto de Deus foi fundada pelo padre eudista Rafael García Herreros, para o serviço de múltiplas necessidades. Os eudistas se implicam na educação escolar e universitária, em numerosas ações de solidariedade tanto de forma imediata em caso de catástrofe, como a longo prazo na criação de bairros inteiros, ou apoiando às microempresas. Dirigem emissoras de rádio e televisão, evangelizando com a graça da Renovação Carismática; eles participam nos esforços da paz e reconstrução do país. Também estão encarregados de paróquias. A província está presente em Colômbia, Nicarágua e Peru.
O Vicariato das Filipinas nasceu de sua separação da Província da América do Norte. De 2006 a janeiro de 2024, os Eudistas norte-americanos trabalharam com os filipinos para desenvolver essa missão de evangelização e formação. Atualmente, ele inclui vários membros e seminaristas incorporados.
500
Hoje, a Congregação tem quase 500 Eudistas em 20 países, incluindo 120 em formação. 800 associados, leigos, padres e diáconos permanentes, compartilham o patrimônio espiritual, a vida fraterna e a experiência apostólica da Congregação.
100 000
A Universidade Minuto de Dios (UNIMINUTO), fundada em 1992 pelo Pe. Rafael Garcia-Herreros, tem hoje mais de 100.000 alunos e está presente em quase todos os departamentos da Colômbia, com uma fundação na Costa do Marfim e projetos no Togo e no Peru.
72
A Congregação tem 72 comunidades locais onde vive sua missão em conjunto, como membros incorporados, estagiários ou associados, a serviço da formação de seminaristas, padres e leigos, em suas próprias instituições ou em colaboração com as dioceses.
50 000
Em 2005, o Minuto de Dios já havia construído mais de 50.000 casas. Em 2017, o Minuto de Dios também havia reconstruído 154.622 casas, patrocinado 641 crianças e apoiado 60.000 microempresas.
Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor
ir al site
Hermanitas de los Pobres
ir al site
Fiéis Servas de Jesus
ir al site
Misioneras de la Misericordia
ir al site
Irmãs Missionárias do Evangelho
ir al site
Irmãs dos Corações Santos de Jesus e Maria
ir al site
Los Siervos eudistas de la undécima hora
ir a site
POR UMA CULTURA DE PROTEÇÃO PARA CRIANÇAS E PESSOAS VULNERÁVEIS
Os crimes sexuais que foram cometidos por eudistas contra menores e pessoas vulneráveis. A Congregação tem relacionado para que isto não volte a suceder e põe em marcha estruturas de escuta às vítimas, prevenção e formação.
INFORMAÇÃO (click nos links)
Lettre de présentation des Normes (Supérieur Général, Rome, 02.04 2021)
Normes applicables dans la Congrégation de Jésus et Marie dans le domaines des abus sexuel
DOUTORADO DE
SÃO JOÃO EUDES
A Congregação de Jesus e Maria e a Congregação de Nossa Senhora da caridade do Bom Pastor, conscientes de haver recebido um tesouro espiritual para toda a Igreja, tem apresentado a Causa do Doutorado de seu fundador, São João Eudes (1601-1680).
Principais acontecimentos recentes na Congregação. Clique na imagem para visualizar a página.
O Conselho Geral e o Superior Geral, juntamente com todos os provinciais e, desta vez, um representante dos associados, estão reunidos em Bogotá, na casa Valmaría, da província da Colômbia, para tratar de todos os temas importantes da Congregação e ouvir os diferentes relatórios de cada uma das províncias e os projetos que estão sendo desenvolvidos desde a última Assembleia Geral.
Febrero de 2024
Alegremo-nos!
2025 um ano para comemorar aniversários importantes na vida da Igreja e na vida da Congregação de Jesus e Maria.
2025 é o Ano Jubilar…
2025 é o Centenário…
2025 é o ano do Encontro Internacional de Associados eudistas, com o coração seguindo os passos de São João Eudes.
Marte 2025
Junto com alguns companheiros, São João Eudes fundou a congregação em 25 de março de 1643. Durante suas missões, ele renovou a vida do povo cristão e enfatizou a formação de bons obreiros do Evangelho, a fim de dar à Igreja um novo ímpeto evangelizador na França da época.
25 de março de 2023
Os arquivos da Congregação. Clique na imagem para visualizar a página.