Oração compartilhada em 19 de novembro de 2024

preparado pelo grupo "Essonne-Sud" de Amigos e Associados Eudistas (França)

O Papa Francisco, na sua exortação apostólica "GAUDETE ET EXULTATE", chama-nos à santidade no mundo de hoje com alegria e regozijo.

Saudações

No dia 1 de novembro celebramos com a Igreja Universal a festa de todos os santos. O Papa Francisco, na sua exortação apostólica "GAUDETE ET EXULTATE", chama-nos à santidade no mundo de hoje com alegria e regozijo. "Porque o Senhor escolheu cada um de nós para ser 'santo e irrepreensível na sua presença, no amor' (Ef 1,4)". 

Deus, nós vos louvamos, Senhor, nós vos aclamamos na imensa procissão de todos os santos

DEUS, NÓS O LOUVAMOS
DEUS, NÓS TE LOUVAMOS, SENHOR, NÓS TE ACLAMAMOS
NO IMENSO CORTEJO DE TODOS OS SANTOS!

1/ Por meio dos apóstolos que levaram sua Palavra da Verdade,
Por meio dos mártires cheios de força, cuja fé nunca vacilou:

2/ Por meio dos pontífices que mantiveram sua Igreja em unidade
E pela graça de suas virgens que revelaram sua santidade:

3/ Pelos doutores nos quais brilha a luz de vosso Espírito,
Pelos abades cujas colméias estão cheias, celebrando vosso nome dia e noite:

4/ Com os santos de todas as épocas, como muitos irmãos mais velhos,
nos quais todos os dons de sua caridade são derramados sem reservas:

5/ Por tantas mãos que ligam as feridas em memória de suas dores;
Pela amizade dada aos pobres, como se estivesse mais perto de seu coração:

6/ Por tantos passos nas longas planícies em busca dos perdidos,
por tantas mãos lavando as almas nas fontes do Sangue derramado:

7/ Por tanta esperança e tanta alegria, mais persistentes do que nossos erros;
por tanta luta pela justiça, por tanta luta por sua paz:

8 / Pelas orações e ofertas dos fiéis unidos em vós
e pelo amor de Nossa Senhora, nossa Mãe aos pés da Cruz.

Livro do Apocalipse - capítulo 7

Apocalipse 7:9-17

"Depois disto, vi: e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, uma multidão de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos com vestes brancas, com ramos de palmeiras nas mãos. E gritavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro! E todos os anjos se puseram em pé à volta do trono, à volta dos anciãos e dos quatro seres vivos; e prostraram-se diante do trono com o rosto em terra e adoraram a Deus. E disseram: "Amém! Louvor, glória, sabedoria e ação de graças, honra, poder e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos! Amém! Então um dos anciãos tomou a palavra e disse-me: "Estas pessoas vestidas de branco, quem são e de onde vêm? Eu respondi: "Meu Senhor, tu sabes. Ele disse-me: "Estes são da grande prova; lavaram as suas vestes, branquearam-nas com o sangue do Cordeiro". 

Honrar corretamente os santo

São João Eudes, O.C. I, p. 346-347

1. Devemos adorar Jesus neles, pois ele é tudo neles. Ele é o seu ser, a sua vida, a sua santidade, a sua felicidade e a sua glória. Devemos agradecer-lhe a glória e o louvor que ele se concedeu neles e através deles, e agradecer-lhe mais do que as graças que ele concedeu a eles e a nós através deles, porque o interesse de Deus deve ser mais caro para nós do que o nosso próprio interesse. Devemos oferecer-lhe toda a honra e todo o amor que os seus santos lhe deram, e pedir-lhe que nos faça participantes desse mesmo amor e de todas as suas outras virtudes [...].

2. Quando nos dirigimos aos Santos, devemos humilhar-nos perante eles, considerando-nos muito indignos de pensar neles, nem de que eles pensem em nós; devemos agradecer-lhes os serviços e a glória que prestaram a Nosso Senhor; devemos oferecer-nos a eles, e pedir-lhes que nos ofereçam a Jesus e que lhe peçam que destrua em nós tudo o que lhe desagrada, e que nos faça participantes das graças que lhes deu; E rezar para que o honrem e amem por nós, para que lhe retribuam, cem vezes mais, todo o amor e toda a glória que lhe deveríamos ter dado em toda a nossa vida; para que nos associem à honra e ao louvor que lhe dão no céu, e para que se sirvam de nós para o honrar e glorificar como lhes aprouver. 

Meditação: Gaudete et Exultate

Papa Francisco

n°15. Deixai que a graça do vosso batismo frutifique num caminho de santidade. Deixai que tudo se abra a Deus e, para isso, escolhei-o, escolhei Deus sem descanso. Não desanimes, porque tens a força do Espírito Santo para o tornar possível; e a santidade, no fim de contas, é o fruto do Espírito Santo na tua vida (cf. Gal 5, 22-23). Quando sentires a tentação de ficar preso na tua fragilidade, olha para o Crucificado e diz-lhe: "Senhor, eu sou pobre, mas tu podes fazer o milagre de me tornar melhor". Na Igreja, santa e feita de pecadores, encontrarás tudo o que precisas para progredir na santidade. O Senhor encheu-a de dons, através da sua Palavra, dos sacramentos, dos santuários, da vida das suas comunidades, do testemunho dos seus santos e da beleza multifacetada que vem do amor do Senhor, "como uma noiva adornada com as suas joias" (Is 61,10).

n°150 No silêncio, é possível discernir, à luz do Espírito, os caminhos de santidade que o Senhor nos propõe. Caso contrário, todas as nossas decisões só podem ser "decorações" que, em vez de exaltarem o Evangelho na nossa vida, o encobrem ou sufocam. Para cada discípulo, é essencial estar com o Mestre, escutá-lo, aprender com ele, estar sempre a aprender. Se não escutarmos, todas as nossas palavras não passarão de um ruído que não serve para nada.  

faça um momento de silêncio 

Oração final: Todos os Santos

São João Eudes (O.C. II p. 143-146)

Por que é que estamos aqui na Terra?
Meu Deus, o teu plano é que todos sejamos santos!
Vós chamais-nos a entrar no mistério da Trindade, nesse grande movimento de vida, de louvor e de amor que é o vosso próprio ser, Pai, Filho e Espírito.

Olhemos para os santos, aqueles que viveram antes de nós. Eles adoravam o mesmo Deus, partilhavam a mesma fé, a mesma esperança, meditavam o mesmo Evangelho.

Eram homens e mulheres como nós, feitos de carne e osso como nós, frágeis como nós.
Pertencemos à mesma Igreja, temos o mesmo Salvador, Jesus Cristo.

Meu Deus, conheces as nossas fragilidades, as nossas tentações, e, no entanto, queres para nós este esplendor de vida. Deixas-nos entrar numa aliança maravilhosa contigo.

E se começássemos hoje a tornar-nos santos? Viver apenas para ti, Senhor, e conduzir os outros conosco para essa felicidade! 

Reunião Zoom

Inauguração em 19 de novembro de 2024

Durante a reunião, você será convidado a compartilhar suas intenções de oração e suas reflexões sobre a Palavra e o texto de São João Eudes.

Carole Garnault

Província da França
Online:
20:00 - 21:00
(Hora local - França)

Idioma: francês

Estela Pino

Província da Colômbia
Online:
19:00 - 20:30
(Hora local - Colômbia)

Idioma: Espanhol

Para usar o cliente Zoom normal, clique no botão laranja.
Para usar o aplicativo da Web, clique no botão azul. Isso abrirá a página do Zoom. O número da reunião é: 99035925541.

Congrégation de Jésus et Marie
Maison Générale - Casa Generalizia
Via dei Querceti, 15,
00184 Roma RM, Italia

Google Earth

cjm@eudistes.org